A sua joia pode ser a de melhor qualidade do mercado, mas se sua empresa não tiver o fluxo de caixa em dia, os recebimentos e pagamentos bem organizados, nada disso adianta! 

Agora você deve estar pensando que estamos exagerando, não estamos não! A gestão financeira do seu negócio te ajuda a planejar, analisar e controlar as atividades da sua empresa.

Estamos nos referindo a todos os investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos e até mesmo o valor patrimonial da empresa. E ter esse controle é de suma importância. Pois é a partir da análise dessas informações que você estipula metas e analisa seus resultados para saber se tudo está caminhando conforme o planejado. 

Mas e como você pode fazer a gestão financeira do seu negócio? 

1 – Conheça o fluxo de caixa da sua empresa, ou seja, tenha controle de quais são os valores que entram e saem do seu negócio. Para isso, é recomendado que você tenha essas informações registradas em um local de fácil acesso e controle como, por exemplo, um software de gestão.

2 – Quais são as necessidades da empresa? 

Saber responder essa pergunta é essencial para promover uma gestão financeira de qualidade e funcional. 

3 – Estruture a aplicação de recursos financeiros

Ok, vamos supor que você entendeu que precisa aumentar meu estoque para priorizar as vendas. Agora é o momento de planejar o que fazer. Uma boa opção é fazer campanhas para girar o estoque que você já tem. Isso vai te dar dinheiro para efetuar novas compras.

4 – Estabeleça metas! 

Tendo como base as necessidades da empresa, indique os objetivos que devem ser alcançados. E o melhor, tudo isso que listamos aqui também pode ser aplicado nas suas finanças pessoais. 

Vale o lembrete que para um bom controle financeiro e de estoque é importante contar com um software para gestão. Então, se você trabalha no ramo de joias e semijoias, entre em contato para saber mais sobre o Software Porta Joias!