Seja no varejo, atacado ou consignação, as peças cadastradas no estoque são um dos ativos mais valiosos do seu negócio. Dessa forma, se sua empresa não possui um controle de estoque eficaz, você coloca em risco a continuidade do seu negócio! 

Neste sentido, a tecnologia tem sido uma grande aliada, principalmente quando se fala nos sistemas gerenciais, que fornecem informações para facilitar a tomada de decisões estratégicas. 

Ainda assim, existem muitos desafios que precisam ser superados para que as empresas consigam ser mais eficientes na realização dessa atividade. 

Mas o que é o controle de estoque?

– Eu quero comprar o brinco de coração! 

– Poxa, esse modelo acabou semana passada e a reposição será feita apenas mês que vem…

Esse diálogo é comum para você? Pois não deveria ser! 

O controle de estoque é o processo de certificar a quantidade certa de joias e semijoias disponíveis em sua empresa. Quando bem feito, a prática garante o atendimento às demandas dos clientes da forma mais eficaz possível. 

Além disso, você evita problemas como esses: 

– Deterioração das peças;

– Estoque em excesso de determinado produto;

– Inconstância entre relatórios e estoque físico; 

Para te ajudar, separamos algumas dicas para você começar hoje mesmo! 

  • A adoção de um sistema é de suma importância e você deve levar esse aspecto em consideração;
  • Antes de implementar qualquer alteração é necessário planejar passo a passo para não haver erros e interrupções. Também vale o lembrete: esta é uma atividade contínua;
  • Sempre confira se há peças suficientes – sabe aquele brinco que você sempre vende, então, ele não pode faltar no seu estoque; 
  • Mais uma dica: revise seus processos de gestão e veja se estão de acordo com o potencial do seu negócio. Pode ser que os mesmos critérios de 6 meses atrás não atendam mais a realidade de hoje.

Além de pensar na quantidade dos produtos, é preciso ter um equilíbrio entre os custos do estoque e os benefícios de ter estoque disponível: conhecer bem o seu negócio e ter ferramentas que auxiliem no gerenciamento te possibilita calcular e acompanhar o giro de estoque. Isso permitirá que você faça campanhas de vendas e ainda te ajuda a não ficar com dinheiro parado em mercadorias que não vendem. 

E, se você ainda é daquelas pessoas que utilizam planilhas, esqueça disso! 

Essa ferramenta não foi projetada para fins gerenciais e, por conta disso, conta com uma série de limitações. Em certa medida, elas podem, inclusive, te levar a tomar decisões equivocadas. 

Que tal conhecer o Software Porta Joias? Clique aqui para saber mais!