Elaborar o preço de venda dos seus produtos é essencial. Nesse sentido, o markup pode ser sua referência

Apesar do nome estranho, provavelmente você já pensa nele. De forma simplificada, o markup é um índice que ajuda a empresa a garantir que o preço de venda cubra todos os custos e despesas até que o produto seja vendido.

E, para fazer esse cálculo, você precisa identificar quais são suas despesas fixas, variáveis e também o lucro que você pretende ter com aquele determinado produto. Então, para fazer o cálculo, usa-se a seguinte fórmula:

Markup = 100 / [100 – (Despesas Fixas + Despesas Variáveis + Lucro Pretendido)]

Um dos enganos que quem está começando a precificar acaba incorrendo é esquecer  de considerar despesas ‘escondidas’. Alguns exemplos para ficar atento é o gasto da gasolina para ir até as clientes; quando se trabalha de casa, energia elétrica e água (apesar de ser na sua própria casa, o gasto aumenta, não é verdade?); embalagens; plano de celular e internet para ficar conectado com as compradoras; e, um dos principais esquecidos: qual é o valor da sua hora de trabalho? O resultado desses custos será aplicado sobre o custo de aquisição, resultando no preço de venda ideal deste determinado item. Segue exemplo:

Custo de aquisição de um par de brincos: R$60,00
Despesas fixas (aluguel, internet, gastos administrativos): 8%
Despesas variáveis (impostos e encargos): 12%
Lucro pretendido: 25%

Aplicando a fórmula, o cálculo fica da seguinte maneira:

Markup = 100 / [100 – (8 + 12 + 25)]
Markup = 100 / (100 – 45)
Markup = 100 / 55
Markup = 1,81

Agora, basta aplicar o índice markup sobre o custo de aquisição:

Preço de Venda = Valor de aquisição do produto x Markup
Preço de Venda = 60 x 1,81
Preço de Venda = 108,60.

Agora chegou a sua vez de fazer as contas! Ahh e vale lembrar que o markup deve ser calculado em todas as suas peças. Mas por que devemos ter tanta preocupação com isso? A precificação correta das peças é de fundamental importância já que, para o cliente, o preço é um indicativo de valor e, quanto mais valor uma empresa entrega, mais lucros ela pode ter.